Tapada Nacional de Mafra - zona selvagem a 20min de Lisboa

Tapada Nacional de Mafra
Uma zona selvagem relativamente perto de Lisboa, onde pode encontrar tranquilidade e diversão enquanto comunica com a Natureza. Os animais encontram-se em liberdade, chegando a encontrar-se a apenas uns metros das pessoas. Excelente local para passear quer seja em família, ou com amigos, ou um passeio romântico.

O palácio/convento foi mandado construir pelo “Rei Magnânimo”, D. João V, em plena Vila de Mafra depois de a Rainha lhe conceder a tão desejada descendência. Em 1747 foi criada a Real Tapada de Mafra tendo por objectivo de constituir um lugar de prazer venatório do Rei e da sua corte facultando um ajustado envolvimento ao palácio. Possui uma área de 1187 hectares e encontra-se rodeada por um magnífico muro com 16 km de extensão feito de alvenaria de pedra e cal. Até à implementação da República que a Tapada de Mafra tem sido um local de lazer e de caça dos monarcas, depois da implantação passou a designar-se Tapada Nacional de Mafra. No ano de 1941 foi submetida ao regime florestal total passando a ser gerida numa perspectiva mais ambiental.

Na Tapada de Mafra é possível observar algumas das espécies mais importantes da flora nacional, como o sobreiro (Quercus suber), o carvalho-cerquinho (Quercus faginea) e o pinheiro-manso (Pinus pinea), sendo que os seus povoamentos constituem o habitat de numerosas espécies animais e têm, por isso, um papel muito importante na conservação do solo, como fonte de alimento, como local de abrigo dos animais e na prevenção dos incêndios. O carvalho-cerquinho (Quercus faginea), juntamente com o sobreiro, é a árvore emblemática da Tapada Nacional de Mafra.

A Tapada é atravessada por algumas linhas de água de carácter temporário (secas durante a maior parte do tempo), nas suas galerias ripículas, é possível encontrar freixos (Fraxinus angustifolia), choupos (Populus sp.), amieiros (Alnus glutinosa), salgueiros (Salix sp.) e plátanos (Platanus sp.). Ao visitar a Tapada pode também desfrutar das cores e dos aromas intensos dos matos constituídos por urzes (Erica sp.), tojos (Ulex sp.), pilriteiros (Crataegus monogyma), aroeiras (Pistacia lentiscus), troviscos (Daphne gnidium), medronheiros (Arbutus unedo) e carrascos (Quercos coccifera).

A diversidade de habitats presentes na Tapada de Mafra (bosques, pastagens, matos e linhas de água) permite a existência de um grande número de espécies animais. As aves constituem um dos grupos faunísticos mais representativos na Tapada, basta olhar para o céu, e pode observar um casal de águias-de-Bonelli, que faz o seu ninho num pinheiro-bravo. Outra espécie observada é o açor (Accipiter gentilis), sendo que o casal residente nidifica na zona da Barroca e pode ser encontrado por todo o território da Tapada. O bufo-real encontra aqui tranquilidade, abrigo e o alimento necessário para o seu desenvolvimento.
Os chapins, os rabirruivos, os tentilhões e as alvéolas são as aves mais comuns de entre as mais de 60 espécies de pequenas aves observadas. As galerias ripículas das margens das ribeiras são o habitat de numerosos invertebrados, tal como alguns répteis e anfíbios, podendo ser observados diversos tritões, salamandras, rãs, relas, sapos, cágados e diferentes espécies de cobras.

No grupo dos mamíferos, há a salientar o gamo (Cervus dama), o veado (Cervus elaphus), o javali (Sus scrofa) e a raposa (Vulpes vulpes), no entanto, existem outros mamíferos, como o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), o texugo (Meles meles), a gineta (Genetta genetta), o sacarrabos (Herpestes ichneumon), a doninha (Mustela nivalis) e o ouriço-cacheiro (Erinaceus europeus).

Quem visita a Tapada Nacional de Mafra pode realizar várias actividades, algumas destinadas a um público mais jovem e outras mais para os amantes da Natureza e das caminhadas. É possível realizar visitas de comboio, visitas nocturnas e ao amanhecer, caça ao tesouro, jogos tradicionais, foto-orientação, percursos pedestres e percursos de BTT. Dentro dos percursos pode escolher realizar um percurso com apenas 4 km ou um com 7,5 km que atravessa a Tapada toda, em qualquer um dos três possíveis vai ter muito para observar e se maravilhar com todo o esplendor da Natureza em seu redor (podem ser feitos com guia mediante marcação).

Mais informações em:

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.