Grutas de Mira d'Aire

Peço desculpa pela ausência, mas tem sido dificil arranjar tempo para escrever neste blog sobre os locais que visito. Hoje trago-vos um local especial porque foi onde decorreu o meu primeiro workshop de fotografia de paisagem. Não que tenha alguma vez feito outro tipo de workshop de fotografia xD

Cascata
Em pleno Parque Natural da Serra d' Aire e Candeeiros é possivel encontrar várias grutas visitáveis, uma delas, a gruta de Mira d'Aire, foi considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal. Esta Gruta (Moinhos Velhos) juntamente com a Gruta da Pena e a Gruta da Contenda fazem parte de um grande sistema de galerias com uma extensão com mais de 11 Km, mas apenas parte dela é visitada pelo público. Foi descoberta em 1947 e aberta ao público a 11 de Agosto de 1974. É possivel visitar a gruta desde a sala grande até à galeria grande, sendo atravessada pelo Rio Negro.

Gota de água a cair de uma estalactite
Uma das fotos que quase toda a gente imagina quando pensa em grutas é nas gostas de água a cair. Todos estavam a tirar fotografia a um conjunto de estalactites e ideializei logo a fotografia que queria tirar. Para conseguir tirar esta foto tive que usar o flash, mas normalmente não é permitido usar flash nestes locais. Por isso, perguntei se podia e mal me deram o sinal verde comecei a preparar o material. Pus a minha 70-300mm para conseguir eliminar o fundo e usei o cabo para o flash para este não ficar "agarrado" à máquina e assim conseguir a sombra mais de lado. Depois foi preciso muita paciência, quando a gota parecia estar quase a cair era carregar no botão. Ao fim de algumas tentativas consegui esta e uma outra fotografia.

Um dos lagos da gruta
Outra cascata da gruta
Nos Invernos mais chuvosos, as águas deste sistema juntam-se às águas da nascente do Olho de Mira e Regatinho, inundando assim a grande depressão fechada existente entre as povoações de Mira de Aire e Minde, denominado Polje Mira-Minde (do qual irei falar no próximo post).
Os grandes lagos
Quase no final da parte visitável da gruta, visto que ela é muito maior do que a percentagem que é visitável, encontra-se o lago grande. Aqui um conjunto de repuxos iluminados fazem as maravilhas aos visitantes. Mais uma vez perdemos imenso tempo a fotografá-los e fomos literalmente expulsos porque eles iam fechar.
Mineral
No final da visita encontramos uns quantos minerais em exposição, os quais aproveitei para tirar umas quantas macros. Pode-se ver a sujidade nos cristais xD

Localização:
Mira de Aire situa-se em pleno Maciço Calcário Estremenho, nos flancos da serra que lhe deu o nome (a Serra D'Aire), ocupando a parte norte do Polje Mira/ Minde, sulcada pela estrada nacional nº 243 que liga o entroncamento de Torres Novas ao de S. Jorge.

A 15Km de Fátima.

Coordenadas gps: N39 32.423'-longitude / W 008º 42.260' - latitude (altitude 305m)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.