Castelo de Almourol - erguido no meio do Tejo
O Castelo de Almourol, erguido 18 metros acima do nível das águas do Rio Tejo, num afloramento de granito, constitui um dos mais representativos exemplos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os princípios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.
Embora ainda existam algumas incertezas sobre a primitiva ocupação humana deste local, a recente pesquisa arqueológica revelou indícios do período romano e do período medieval. O local foi ocupado por Alanos, Visigodos e Muçulmanos, estes últimos a partir do século VIII, no século XIII a fortificação já se encontrava presente, e era chamada de “Al-morolan” ou traduzindo, Pedra Alta.
O Castelo foi conquistado em 1129 por D. Afonso Henriques (1112-1185), que o entregou aos cavaleiros da Ordem dos Templários, que ficaram encarregues do povoamento do território entre o rio Mondego e o Tejo e também da defesa da capital de Portugal na altura, Coimbra. Durante este período o castelo foi reedificado, onde adquiriu a actual fisionomia, característica da arquitectura templária (muralhas elevadas, reforçadas por torres e dominadas por uma torre de menagem). Uma placa epigráfica que se encontra por cima do portão principal indica que as obras foram terminadas em 1171, dois anos após a conclusão do Castelo de Tomar. O avanço da reconquista para sul e a extinção, em 1311, da Ordem dos Templários a estrutura passou para a Ordem de Cristo, e acabou por perder a importância, sofrendo algumas alterações.
A estrutura foi bastante danificada durante o terramoto de 1755, sofrendo novas alterações durante o romantismo do século XIX. Na segunda metade do século XIX o castelo foi entregue ao Exército Português. Em 1910 foi classificado como Monumento Nacional de Portugal, tendo sido adaptado a Residência Oficial da Republica Portuguesa, recebendo alguns eventos oficiais importantes, e também novas intervenções nas décadas de 1940 e 1950. No ano de 2006 foram instalados dois novos cais para as embarcações turísticas.
Leave a Comment