Lagoa dos Salgados, Algarve

A Lagoa dos Salgados tornou-se nos últimos anos um dos locais mais visitados do Algarve para observação de aves. Ela faz parte de um antigo estuário situado na confluência entre a Ribeira de Vale Rabelho e a Ribeira de Espiche, considerada uma zona húmida possui uma vasta área de sapal envolvendo a lagoa de águas salobras.

Os terrenos à volta da lagoa sofreram várias alterações ao longo dos anos e a lagoa tem agora menores dimensões, mas continua a ser regularmente aberta de forma quase sempre artificial, permitindo a renovação das águas muito eutrofizadas e poluídas (provenientes do campo de golfe e da ETAR de Pêra). O que resta da zona húmida mantém-se como zona alagadiça com pastagens e valas abandonadas, conquistadas pela vegetação palustre.

Apesar da degradação e da gestão inadequada dos habitats, a Lagoa dos Salgados é uma zona húmida muito importante devido à numerosa população nidificante de mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficolis) e de perna-longa (Himantopus himantopus).
Este é também um dos dois únicos locais conhecidos de nidificação em Portugal de zarro- castanho (Aythya nyroca). Para várias espécies de limícolas, andorinhas, alvéolas, petinhas, cotovias e muitos outros passeriformes migradores e invernantes, a Lagoa dos Salgados permanece como uma excelente área de alimentação, ultrapassando já 140 o número de espécies aqui observadas.

Visita:
Deve ser efectuada preferencialmente ao fim da tarde, devido às condições de luminosidade. A distribuição das aves varia em função dos níveis de água na lagoa. É possível observar o galeirão-comum e o mergulhão-pequeno nas águas livres da lagoa, e por vezes, alguns flamingos. Nas manchas de juncos observam-se e ouvem-se as galinhas-d’água. Durante a primavera é possível observar garçotes nas manchas de caniço. A espécie de pato mais frequente é o pato-real, mas é habitual haver alguns zarros-comuns e patos-trombeteiros.
Ao percorrendo as margens da lagoa pela ecovia é fácil observar limícolas, sendo que as espécies mais observadas são a rola-do-mar, o maçarico-das-rochas, o perna-vermelha-comum e o perna-verde-comum. Por vezes observam-se colhereiros e o garajau-grande.
Nos terrenos em redor do parque de estacionamento são frequentados pela cotovia-de-poupa, pelo cartaxo-comum e pela fuinha-dos-juncos.

Como chegar
- Sair da EN-125 em Alcantarinha e ir em direcção a Vale de Parra, apanhando a EN-526.
. Estacionamento 1: cerca de 5km depois virar à direita para à Herdade dos Salgados, para a estrada dos Salgados, aqui seguir as placas até à praia (contornar as rotundas).
. Estacionamento 2 (terra batida): na 3ª rotunda em direcção a Vale de Parra, ainda na EN-526, e virar 1ª saída, seguir a estrada de terra batida até ao estacionamento.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.