Polje de Mira d'Aire

Nascer do Sol no Polje de Mira d'Aire
O Polje de Mira d'Aire é uma vasta "lagoa" que se cria quando as condições de pluviosidade excedem os valores normais e os terrenos ficam saturados de tal forma que não absorvem mais água. Os poljes ocorrem sobretudo em zonas calcáreas, onde a erosão já desempenhou um papel fundamental e erodiu a rocha. Visto que o calcáreo é uma rocha solúvel, ele acaba por criar redes impressionantes de galerias subterrâneas, como as grutas. (Mais fotografias em Paisagens)


As grutas formadas nestes sistemas calcáreos podem ter poucos centimetros até vários metros de largura e podem extender-se por vários quilómetros, ou seja, a circulação de águas subterrâneas deixa de ser feita através de lençóis e estratos mais ou menos porosos. Devido à infiltração da água para as grutas não há formação de rios de superficie nas zonas calcáreas (salvo raras excepções), isto é, os rios são todos subterrâneos e só brotam à superficie na periferias dos maciços calcáreos. (Mais fotografias em Paisagens)

"Follow the line to the sun rise!"
As águas do polje de Mira d'Aire são drenadas para a periferia do maciço pelas nascentes dos rios Lena, Alviela e Almonda, entre outros, ou seja, quando a acumulação de água é superior ao caudal permitido por estas nascente, a água acumula-se e eleva-se dentro da rede de grutas inundando toda esta vasta área deprimida conhecida como polje, isto acontece através de 2 ou 3 algares que existem na sua base e que permitem formar este "mar" temporário. (Mais fotografias em Paisagens)
Fantasma =p
Com a diminuição da precipitação, ele acaba por esvaziar. Este fenomeno não é regular e não possui periodicidade certa, isto porque ele precisa de grandes quantidades de precipitação para ocorrer. (Mais fotografias em Paisagens)

Estrada para a civilização

1 comentário:

  1. Magnífico local que ando mortinho por conhecer. As fotos estão divinais!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.